domingo, 16 de outubro de 2011

Escritor itabunense é homenageado na 1ª Festa Literária Internacional de Cachoeira

           Jorge Araújo, Eva Lima, Adylson Machado, Ari Rodrigues
                                       Foto: Vinícius Amaral

Com uma vasta programação, a 1ª Festa Literária Internacional de Cachoeira, chega ao fim na noite deste domingo, dia 16 de outubro.
A programação teve convidados baianos, brasileiros e internacionais, como o americano Bob Stein, especialista em livros digitais, e o crítico português Pedro Mexia. Também estão na programação a crítica fluminese Raquel Cozer, o historiador Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon, e a juíza do Tribunal de Justiça da Bahia Luslinda Valois, a primeira negra brasileira a entrar para a magistratura.
No sábado dia 15, aconteceu um debate sobre o tema: “O Romance e a Grande Literatura”
entre os escritores,Jorge Araújo, Carlos Barbosa e Mayrant Gallo, tendo como mediador o curador do FLICA, Aurélio Schommer.
Durante o debate, o escritor Jorge Araújo, fazendo uma referência aos novos escritores baianos  ainda não conhecidos pela grande mídia, citou o nome do grapiúna Adylson Machado, destacando o brilhante trabalho com o romance “Amendoeiras de Outono”. Adylson foi bastante aplaudido pelas dezenas de pessoas presentes na platéia.
Para a ACATE, é um orgulho o reconhecimento do trabalho do escritor Adylson Machado, não só por ele ser um dos nossos diretores e um dos fundadores da Associação, mas pelo trabalho que o mesmo desenvolve em prol da cultural regional. Adylson também é o escritor do livro “ABC do Cabôco”, uma homenagem ao filósofo do Bêco, Cabôco Alencar.
Estavam acompanhando o escritor, o presidente da ACATE  Ari Rodrigues, a diretora de comunicação Eva Lima e o também acateiro, Vinícius Amaral, fotógrafo e colaborador da coluna “De Rodapés e de Achados” do site O Trombone.
“Amendoeiras de outono  é romance com trama densa, meticulosamente construída. A obra pode ser analisada por segmentações distintas, permitindo delineamento nas áreas da Psicologia, História, Geografia Física e Sociologia. Histórias que se repetem e caminham paralelas, carregando infortúnios, sucessos e desgraças. Silhuetas bem traçadas, esculpindo tipos comuns em experiências, rememoram personagens históricos descritos por grandes autores da Literatura, sobretudo a Russa. Figuras regionais, nos seus trejeitos e cenas que meandram a sobrevivência humana, universalizam fatos refletidos na contraditória analogia estabelecida através das folhas caducas de uma amendoeira e o percurso de toda uma vida”(texto extraído do site da Via Literarrum).
ASCOM- ACATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário