QUEM SOMOS

A ACATE (Associação Cultural Amigos do Teatro) é uma entidade sem fins lucrativos,que visa promover, fomentar e difundir a cultura da cidade de Itabuna, com ramificações em toda a região intitulada grapiúna.
A instituição foi fundada no dia 27 de março de 2010, em homenagem ao dia do teatro, já que seus idealizadores, são artistas oriundos desta arte milenar.
Com a expectativa de receber de volta o espaço cultural "Sala Zélia Lessa", na oportunidade emprestado em regime de comodato ao Conselho Tuletar do Município, os produtores Eva Lima e Ari Rodrigues, fundaram a ACATE, com o intúito de preparar projetos de reestruturação do pequeno teatro, que foi entregue a classe artística no dia 28 de juho de 1986 pelo então prefeito Ubaldo Dantas.
Com o movimento intitulado " Não destruam o Zélia Lessa!" a instituição tomou força e a associação recebeu várias adesões de artistas de todos os gêneros.
No dia 26 de julho de 2011, o prefeito de Itabuna, formalizou o documento de Permissão de Uso, destinando o Teatro Zélia Lessa a classe artística, representada pela Associação Cultural Amigos do teatro.
Hoje, a ACATE está imbuida na construção do Café Teatro Zélia Lessa, um espaço alternativo que vai amenizar a falta de um equipamento cultural de pequeno porte na cidade, até que o Teatro Zélia Lessa volte às mãos dos artistas, fato que acontecrá em cerimônia da devolução do espaço, no dia 28 de julho de 2012.