Estão abertas as inscrições para o workshop com os músicos Chris Combette e Papa Zom da Martinica (Guina Francesa) que acontecerá no dia 29 de novembro, na inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado em Ferradas.
A ficha de inscrição está disponível no link ficha de inscrição do blog da ACATE.
O worshop faz parte da programação do XI Mercado Cultural que é uma realização do Instituto Casa Via Magia, com o apoio em Itabuna da ACODECC, ACATE e Prefeitura Municipal.
As vagas são limitadas. Visite o blog, faça sua inscrição e envie por email para o endereço acateitabuna@gmail.com
ASCOM-ACATE
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
sábado, 29 de outubro de 2011
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Prefeito visita obras do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado em Ferradas
Os diretores da Associação Amigos da Cultura e do Teatro (Acate), estão animados com a atuação do prefeito Capitão Azevedo com relação ao projeto do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, que será implantado em Ferradas. Na segunda-feira (24), o prefeito visitou as obras iniciadas no ultimo dia 19, justamente quando Ferradas completava 196 anos de fundação. O Galpão Cultural funcionará na antiga casa onde o escritor Jorge Amado morou na sua infância.
De acordo com o autor do projeto Ari Rodrigues, o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado é o primeiro de uma série de outros que deverão ser implantados em Itabuna e integra o Projeto Galpões Culturais que já existe há cerca de cinco anos e que é bem mais amplo, segundo ele.
“O Galpões Culturais contemplará toda a comunidade homenageado outras personalidades grapiunas a exemplo de Alfredo Machado que emprestará seu nome ao Galpão Cultural que será implantado no bairro da Mangabinha”, garantiu.
Em Ferradas, ainda segundo Ari, que também é o presidente da Acate, o Galpão Cultural que homenageia Jorge Amado deverá ser entregue à comunidade no dia 30 de novembro, data em que acontecerá o XI Mercado Cultural, considerado o maior projeto de exportação da arte brasileira na atualidade.
Na inauguração estão previstas apresentações de duas bandas internacionais, - uma da Argélia e outra de Martinica (Guiana Francesa) - , além da exposição Metamoforses do Cacau, do fotógrafo alemão Joaquim Weber. O profissional já garantiu a doação de 40 fotografias 40x60 ao acervo da Acodecc – Associação Comunitária de Cultura e Cidadania e que fará parte do Museu do Cacau a ser inaugurado no mesmo dia.
A idéia de reconstruir a casa onde nasceu Jorge Amado foi sugerida pelo prefeito Capitão Azevedo, durante a apresentação do projeto Galpão Cultural Jorge Amado, pelos diretores da Acate, Ari Rodrigues e Eva Lima.
O diretor explicou que o projeto de resgate da memória cultural e histórica de Jorge Amado já existe há cerca de 30 anos, com o nome de Museu Jorge Amado. Há dez anos o projeto foi modificado recebendo o nome de Ecomuseu Jorge Amado, mas sua implantação dependeria de um orçamento de mais de um milhão de reais. Já o Galpão Cultural deverá consumir apenas 5% desse valor e será financiado com recursos próprios do município.
DS/PMI Texto: Rosi Barreto
Foto: Marcos Nô
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Agenor Gaspareto doa 200 livros para a biblioteca do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado
Eva Lima recebeu os exemplares das mãos de Agenor Gaspareto
O sociólogo Agenor Gaspareto, através de um pedido do escritor e acateiro Adylson Machado, doou para a biblioteca do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, cerca de 200 livros editados pela Via Litterarum, uma das mais conceituadas editoras da Bahia.
Os livros foram recebidos pela atual coordenadora do projeto do Galpão Cultural Eva Lima, que tem a missão de colocar a disposição da comunidade de Ferradas um acervo de mais de 1.000 livros até o dia 29 de novembro, data em que será inaugurada a biblioteca do Galpão Cultural.
Dentro do projeto, além da biblioteca, será disponibilizado a comunidade, o Museu do Cacau, um teatro com capacidade para 152 pessoas, Cinema, sala de vídeos onde será montado o museu audiovisual, dando ênfase às obras do escritor grapiúna Jorge Amado, e documentários regionais.
A Prefeitura Municipal de Itabuna, a ACODECC e a ACATE, estão empenhadas para que na data prometida, a Vila de Ferradas possa ter o primeiro equipamento cultural municipal a disposição de todos os ferradenses e visitantes.
ASCOM-ACATE
A ACATE entrega alimentos arrecadados na última Sopa Cultural
A diretora de comunicação da ACATE Eva Lima, entregou na tarde de ontem (24 de outubro) os alimentos arrecadados na última Sopa Cultural.
A instituição escolhida foi o Núcleo Cuidar que fica no São Caetano e é dirigido por Cláudia, uma parceira de longas datas.
Fazendo parte dos trabalhos sociais que a ACATE desenvolve, a partir desta semana começa uma campanha de arrecadação de notas fiscais para o Núcleo Cuidar, ajudando assim a instituição a participar do projeto "Sua nota é um show" do governo do estado.
A instituição escolhida foi o Núcleo Cuidar que fica no São Caetano e é dirigido por Cláudia, uma parceira de longas datas.
Fazendo parte dos trabalhos sociais que a ACATE desenvolve, a partir desta semana começa uma campanha de arrecadação de notas fiscais para o Núcleo Cuidar, ajudando assim a instituição a participar do projeto "Sua nota é um show" do governo do estado.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
A ACATE prestigia a 1ª Feijoada Beneficente do Bezerra de Menezes
Ari Rodrigues, César Brandão e Eva Lima
A 1ª Feijoada Beneficente do Albergue Bezerra de Menezes, aconteceu na terde de ontem (22 de outubro) na área coberta do Espora de Ouro.Para César Brandão diretor do Albergue, o objetivo foi alcançado. A presença de dezenas dos seus amigos e parceiros, é uma prova disso.
O deputado estadual Cel. Gilberto Santana parabenizou a amigo César pelo excelente trabalho a frente do Albergue.
César é um parceiro da ACATE, e em conversa nos manifestou o desejo de associar-se a instituição, e engrossar as fileiras dos guerreiros que lutam em prol da cultura regional.
Seja bem vindo César! a ACATE te recebe de braços abertos.
ASCOM-ACATE
sábado, 22 de outubro de 2011
Ferradas completa 196 anos e ganha presente
Na manhã desta quarta-feira dia 19 de outubro, data em que a vila de Ferradas completa 196 anos, aconteceu a cerimônia da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, nas ruínas da casa onde o maior escritor baiano viveu parte de sua infância.
O prefeito Azevedo acompanhado de seus secretários, de Alan Costa Presidente da ACODECC e de Ari Rodrigues presidente da ACATE, autorizou o início das obras da construção de um equipamento cultural composto de: museu, biblioteca, teatro e cinema, que contemplará a comunidade de Ferradas e adjacências.
O projeto Galpões Culturais foi idealizado por Eva Lima e Ari Rodrigues há mais de cinco anos, mas, só agora conseguiram que fosse executado. “Esse é o primeiro de uma série de mais quatro Galpões Culturais, que nós vamos construir em bairros distintos de Itabuna até dezembro de 2012” relata Eva Lima coordenadora do projeto.
As maquinas começaram a limpeza do local, onde será construído o primeiro equipamento cultural verdadeiramente do município. Na oportunidade, foi confirmado para o dia 30 de novembro, a chegada da Caravana do XI Mercado Cultural para a vila de Ferradas. O Mercado Cultural,é o maior projeto de exportação da arte brasileira na atualidade, e tem como diretor de produção na sua equipe,o experiente produtor grapiúna, Ari Rodrigues.
ASCOM-ACATE-Itabuna
terça-feira, 18 de outubro de 2011
domingo, 16 de outubro de 2011
Escritor itabunense é homenageado na 1ª Festa Literária Internacional de Cachoeira
Jorge Araújo, Eva Lima, Adylson Machado, Ari Rodrigues
Foto: Vinícius Amaral
Com uma vasta programação, a 1ª Festa Literária Internacional de Cachoeira, chega ao fim na noite deste domingo, dia 16 de outubro.
A programação teve convidados baianos, brasileiros e internacionais, como o americano Bob Stein, especialista em livros digitais, e o crítico português Pedro Mexia. Também estão na programação a crítica fluminese Raquel Cozer, o historiador Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon, e a juíza do Tribunal de Justiça da Bahia Luslinda Valois, a primeira negra brasileira a entrar para a magistratura.
No sábado dia 15, aconteceu um debate sobre o tema: “O Romance e a Grande Literatura”
entre os escritores,Jorge Araújo, Carlos Barbosa e Mayrant Gallo, tendo como mediador o curador do FLICA, Aurélio Schommer.
entre os escritores,Jorge Araújo, Carlos Barbosa e Mayrant Gallo, tendo como mediador o curador do FLICA, Aurélio Schommer.
Durante o debate, o escritor Jorge Araújo, fazendo uma referência aos novos escritores baianos ainda não conhecidos pela grande mídia, citou o nome do grapiúna Adylson Machado, destacando o brilhante trabalho com o romance “Amendoeiras de Outono”. Adylson foi bastante aplaudido pelas dezenas de pessoas presentes na platéia.
Para a ACATE, é um orgulho o reconhecimento do trabalho do escritor Adylson Machado, não só por ele ser um dos nossos diretores e um dos fundadores da Associação, mas pelo trabalho que o mesmo desenvolve em prol da cultural regional. Adylson também é o escritor do livro “ABC do Cabôco”, uma homenagem ao filósofo do Bêco, Cabôco Alencar.
Estavam acompanhando o escritor, o presidente da ACATE Ari Rodrigues, a diretora de comunicação Eva Lima e o também acateiro, Vinícius Amaral, fotógrafo e colaborador da coluna “De Rodapés e de Achados” do site O Trombone.
“Amendoeiras de outono é romance com trama densa, meticulosamente construída. A obra pode ser analisada por segmentações distintas, permitindo delineamento nas áreas da Psicologia, História, Geografia Física e Sociologia. Histórias que se repetem e caminham paralelas, carregando infortúnios, sucessos e desgraças. Silhuetas bem traçadas, esculpindo tipos comuns em experiências, rememoram personagens históricos descritos por grandes autores da Literatura, sobretudo a Russa. Figuras regionais, nos seus trejeitos e cenas que meandram a sobrevivência humana, universalizam fatos refletidos na contraditória analogia estabelecida através das folhas caducas de uma amendoeira e o percurso de toda uma vida”(texto extraído do site da Via Literarrum).
ASCOM- ACATE
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Segunda tem Sopa Cultural
Nesta segunda-feira dia 17, o Experimenta Bar e a ACATE –Associação Cultural Amigos do Teatro, estará realizando mais uma edição da Sopa Cultural.
Como rege a tradição, todos os associados e os convidados que quiserem participar da nossa campanha , estamos de coração aberto para receber 1 k de alimento não perecível para serem destinados a entidades assistenciais de Itabuna.
Vários convidados estão sendo aguardados, mas gostaríamos de ressaltar que a Sopa Cultural é um espaço aberto e democrático, onde não aceitamos política partidária. Nossa intenção é congregar o maior número de “amigos do teatro” possível, independente de credo, cor, posição social ou política.
A noite vai ser animada pelo repertório do cantor e acateiro Jaffet Ornellas, e permeada por muitas conversas animadas.
Só pra lembrar, a sopa servida na noite é uma cortesia do Bar Experimenta. A conta das bebidas consumidas, será dividida entre todos. Nada é pago com dinheiro público, podem vir e degustar sem risco de ficar com peso na consciência depois.
domingo, 9 de outubro de 2011
Fotos da Sopa Cultural do dia 3 de outubro
Mais uma vez, a Sopa Cultural (aquela que não é paga com dinheiro púbico) foi um sucesso.
Com o patrocínio do Bar Experimenta e a realização da ACATE(Associação Cultural Amigos do Teatro), o evento está realmente muito concorrido.
O vereador Wenceslau Jr. sua esposa Márcia Rosely e o ex vereador Cesar Brandão, são os mais novos associados da ACATE.
Outra personalidade que prestigiou o evento, foi o presidente da OAB de Itabuna, Dr. Andirley Nascimento que veio acompanhado de sua esposa Marinildes Santos. Também estiveram presentes, os membros do DCE da UESC, Thiago Fernandes e Thiago Pascoal a artista plástica Conceição Portela e o professor Alessandro Garcia da Academia Ritmo.
Recém chegada de Jequié, onde estreou um espetáculo com a direção de Ricardo Barnabé, a atriz Larissa Profeta também estava presente, matando a saudade de toda a turma.
Foi exibido no telão do Experimenta, um documentário sobre o Cabôco Alencar, lançado recentemente na cidade, com direção de Alinne Meira.
Dentre outros assuntos foi discutido toda a agenda da ACATE até o final do ano, e em especial foi tratado a chegada da Caravana do XI Mercado Cultural para a vila de Ferradas.
A próxima Sopa Cultural acontecerá no dia 17 de outubro no mesmo local, Experimenta Bar, cabeceira da Ponte do São Caetano, no Berilo.
Matéria e fotos: Eva Lima
Assinar:
Postagens (Atom)