Jéssica Fonseca instrutora do Cabrueira Itabuna com um dos criadores do movimento Cabrueira, Daniel Maia
Em abril de 2005, na cidade de Salvador/BA, um movimento de Forró inicia suas atividades trazendo novas características ao estilo tradicional de dançar, onde a interpretação da música encontra-se, não apenas entre o ritmo e o homem, mas também na movimentação das pernas.
Com a necessidade de criar uma nova identidade para o estilo, e ainda assim valorizar a cultura local, forrozeiros e músicos escolhem um nome com origem nordestina: CABRUEIRA, nome muito utilizado na época dos cangaceiros que dançavam forró.
Edj Braga, criador do estilo Cabrueira de dançar, em parceria com Daniel Maia, professor de dança, grande admirador e incentivador do movimento, constroem, juntos, fortes parcerias que ajudam a tornar o nome bastante popular no mercado de Salvador.
A CABRUEIRA se caracteriza por ser um estilo próprio de dança. A intenção é sempre buscar uma característica brasileira, possibilitando movimentos livres de modelos pré-estabelecidos, através das técnicas de improvisação e criação.
Recentemente, foi firmado uma parceria entre a Unidade Cabrueira Itabuna e a Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE que administra o Teatro Sala Zélia Lessa, onde uma turma de dança (Forró) foi aberta aos sábados, e que vem aumentando o número de adeptos desta modalidade artística a cada dia.
Em função disso, Luiz Philipe Fonseca um dos professores do Cabrueira Itabuna e responsável pela parceria com a ACATE, promoveu junto com outros monitores e alunos na noite de ontem (quinta 25 de maio) um workshop com Daniel Maia, que veio além de reciclar monitores e alunos, veio conhecer o novo espaço.
Em conversa com Ari Rodrigues, administrador do Teatro, Daniel disse ter gostado muito do espaço e gostaria de consolidar essa parceria, já que pretende voltar mais vezes a Itabuna para outros Workshop's.
As aulas no Cabrueira Itabuna no Teatro Sala Zélia Lessa, acontecem todos os sábados das 14 às 16 hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário