quinta-feira, 21 de junho de 2012

Xuxa, Cecília, Eva Lima, Érica Latiff e Ari Rodrigues durante entrevista para a TV UESC

Na manhã de ontem (quarta-feira, 20 de junho) a equipe da Tv UESC, esteve em Ferradas para uma reportagem especial sobre Jorge Amado que será exibida na TV Futura.
A produtora Ana Cecília, o cinegrafista “Xuxa” e a repórter Érica Latiff, ficaram encantados com a estrutura montada na antiga casa da família Amado.
O projeto foi desenvolvido pela ACODECC e pela ACATE, viabilizada pela Prefeitura Municipal de Itabuna.
A construção do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, hoje o único equipamento cultural do município, vai dispor de um museu, uma biblioteca, um cinema, um teatro e duas salas polivalentes para que a comunidade de Ferradas e adjacências possam desenvolver atividades artísticas, além de fomentar a cultura  como mecanismo de  integração social para as crianças, os jovens e enfim para toda a comunidade da vila onde ha 100 anos atrás, nasceu um dos maiores ecritores de todos os tempos, o menino grapiúna Jorge Amado.

Matéria: Ari Rodrigues

sábado, 16 de junho de 2012

Diretor da ACATE participa do Globo Repórter especial sobre Jorge Amado

Zé Raimundo entrevista o escritor Adylson Machado

Na noite de ontem(sexta-feira dia 15 de junho) foi exibido um Globo Repórter especial sobre a vida e obra de Jorge Amado.
Seria um programa normal, onde se mostraria Ilhéus como fonte inspiradora de algumas obras, ou mesmo Salvador mostrando a Fundação Casa de Jorge Amado, Pelourinho, Casa do Rio Vermelho...
Mais lá pelo meio da matéria, surgiu o livro “Terras do sem fim” e aí foi inevitável. O que parecia impossível de acontecer, aconteceu. Ferradas foi citada como o berço de Jorge Amado e palco das lutas pelas terras, que serviram de inspiração para suas obras.
 O escritor, historiador e um dos diretores da ACATE Adylson Machado,
representou com muita propriedade na  sua fala de 10 segundos, o que todos os ferradenses gostariam de dizer. Estamos aqui! Existimos! Fazemos parte da história!
Foram trinta anos de espera até que a antiga casa da família Amado, onde Jorge viveu pouco mais de dois anos na sua infância, fosse recuperada. Agora falta pouco para que o primeiro espaço cultural do município, o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, seja entregue a comunidade de Ferradas, de Itabuna como um todo e que o resgate da memória do seu filho mais ilustre seja eternizada de uma vez por todas.
A repercussão foi imediata. Várias pessoas de todas as partes do Brasil e exterior, passaram e-mails e telefonemas parabenizando Itabuna pelo destaque no cenário nacional.

“ A borracha que apaga a história, foi perdida no deserto no dia da criação do mundo”
                                                                                               Ari Rodrigues

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Finalizaram as gravações do filme “O Velho e os três meninos”

Finalizaram as gravações do filme O Velho e os três meninos”, curta  metragem com roteiro baseado no conto de Euclides Neto do livro “ O tempo é chegado”, com  Henrique Filho na direção ( o mesmo que dirigiu “ A Fórmula” que vem sendo premiado em diversos festivais) 
As gravações aconteceram em quatro locações  tanto na zona rural como urbana da cidade de Ipíaú ( sul da Bahia) celeiro de grandes talentos  de onde sai também parte da equipe como Edson Bastos  diretor do curta Joelma,( também premiado em festivais) fazendo a 1ª assistência de direção, Cristiane Santana ( diretora de produção) Patricio Teixeira,Isaias Neto ,Maria Fabiana, Victor Aziz, entre outros. 
Sobre o elenco,  cuidadosamente escolhido pela direção, vindos de Salvador, Fernando Neves protagonizando o Velho, Antonio Fábio Oliveira ( patrão)Auristela Sá ( empregada)Wendel Damasceno ( empregado)Ayam U´bras ( policial) João Vítor, Walter Ferreira ( Ipiaú) e Rudah Amorim ( filhos dos empregados), Catarina,Camila e Junior ( filhos dos patrões) e de Itabuna a atriz  Eva Lima ( patroa) completa o elenco. 
Diversos  técnicos, produtores  fazem parte da equipe, incluindo a  francesa Marie Thauront com larga experiência em cinema que faz a maquiagem, Jeronimo Soffer ( diretor de Fotografia),Napoleão Cunha ( Som),Milena Palladino ( Still)Luis Parras ( Diretor de arte). 
Agora é só aguardar a finalização de mais  uma produção  do audiovisual  de gente nossa, da região da gente ,que tem mostrado muita competência no fazer cinema, com vários retornos em premiações por onde passam!

sábado, 2 de junho de 2012

A AGRAL presente no lançamento do livro Pedra por Pedra, do escritor Claudio Zumaeta


 

A Editora Mondrongo e a AGRAL promoveram na noite de ontem o lançamento do livro Pedra por Pedra, do escritor itabunense Cláudio Zumaeta.
Os acadêmicos da AGRAL, prestigiaram a festa literária do colega Zumaeta.
O livro foi editado e está sendo comercializado pela Editora Mondrongo, sob a coordenação de Gustavo Felicíssimo.
O presidente da AGRAL Ivan Montenegro, falou em nome dos acadêmicos. As atrizes  acadêmicas, Zélia Possidônio e Eva Lima recitaram poemas para abrilhantar o evento.
Finalizando, o também acadêmico D. Ceslau Stanula, deixou a sua mensagem para Zumaeta e para todos os professores presentes, ressaltando a importância do professor  para a formação do cidadão.
Matéria: ASCOM-AGRAL –Diretoria de Eventos
Fotos: Ari Rodrigues