quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Seminário define metas para a implantação do Sistema Municipal de Cultura de Itabuna




As várias definições de cultura no vasto universo das letras e dos saberes, por mais que se esforcem, deixam interrogação em algum ponto. Para alguns cientistas sociais, a cultura refere-se ao modo de vida de um povo em toda a sua extensão e complexidade, o que envolve da linguagem às religiões, da culinária aos costumes e as artes etc. influenciando diretamente no pensamento, no modo de agir, no criar, no fazer de um grupo social.
Com o intuito de aprimorar os mecanismos do “fazer cultura” segmentos da comunidade de Itabuna se mobilizaram para discutir temas que lhe são urgentes, à luz da Lei Orgânica Estadual da Cultura, realizando no último dia 19 de novembro, no Teatro-Sala Zélia Lessa, o Seminário de Implementação do Conselho Municipal de Cultura.
A iniciativa coube a Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE e Academia Grapiúna de Letras-AGRAL que encontrou suporte técnico da FUNCEB, do Conselho Estadual de Cultura e da ONG Comunidade Tia Marita e reuniu vários segmentos da sociedade itabunense, com participação ativa nas discussões.
A FUNCEB foi representada pelo ator, diretor de teatro e técnico do Departamento de Circo Wendel Damasceno e pelo também ator e diretor de teatro e assessor de Assuntos Institucionais Kuka Matos. O Conselho Estadual de Cultura, por Normelita Oliveira, que preside a Comissão dos Conselhos Municipais de Cultura. Ainda presente a ONG Comunidade Tia Marita, representada por Pawlo Cidade, também presidente do FAEG-SUL e técnico da Fundação Cultural de Ilhéus.
Participaram também do Seminário, os vereadores eleitos Antonio Cavalcante, Aldenes Moraes e Jairo Araújo que se comprometeram apoiar integralmente o movimento.
Depois de um dia inteiro de discussões, a proposta de implantar ou re-implantar o Conselho Municipal de Itabuna ficou condicionada à realização de um fórum de debates, imediatamente criado, para discutir a implantação do Sistema Municipal de Cultura, conclusão que encontrou apoio unânime da plenária.
Uma comissão formada com sete representantes de segmentos distintos da sociedade vai coordenar o fórum em todos os seus passos e trâmites legais e levar suas conclusões a uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade em data a ser agendada.
Para Normelita Oliveira, o evento, altamente  produtivo, trouxe ao debate temas de alto nível, tornando o aproveitamento superior às expectativas, já que do encontro já foi criado o Fórum, eleita a comissão para coordená-lo e encontrando participação e o apoio do Legislativo, registrando grande interação e harmonia por parte dos moderadores e dos participantes. 
Ficou definido, ainda, o primeiro encontro da comissão para organizar a criação do Fórum de Cultura de Itabuna, que acontecerá no dia 6 de Dezembro às 18:30 no Teatro-Sala Zélia Lessa.
ASCOM-ACATE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário