quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vt Diamba na Concha em Itabuna dia 1º de Outubro

domingo, 28 de agosto de 2011

A FICC e a ACATE participaram da III Conferência Municipal de Cultura em Itapé


 Eva, Pawlo Cidade,Andreson, Genny Xavier, o prefeito de Itapé Jackson Rezende e Jane

No último sábado dia 27 de agosto, aconteceu no Centro Educacional de Itapé, a III Conferência Municipal de Cultural promovida pela Secretaria de Educação e Cultura do Município.
As conferência municipais, é um preparativo para a conferência estadual de Cultura, momento em que os municípios  afinam o discurso com o estado, no sentido de reivindicar através de documentos elaborados nas conferências municipais, reais políticas públicas que venham de fato, contemplar a população.
Em Itapé, cerca de 120 pessoas, entre educadores, artistas, comunidade em geral  e instituições convidadas, a exemplo da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) a ACATE (Associação Cultural Amigos do Teatro) e a  FAEG – SUL  participaram dó ato.
A FICC foi representada pelas Assessoras  Geny Xavier, Jane. A ACATE  foi representada pela diretora de comunicação, Eva Lima (que também é assessora de Marketing Cultural da FICC) e pelo diretor presidente Ari Rodrigues que também era o fotógrafo oficial do evento. O FAEG – SUL (Forum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Território, Litoral Sul) – estava representado pelo seu diretor presidente Pawlo  Cidade e Andreson Guimarães, diretor de cultura de Buerarema.
O prefeito Jackson Rezende, abriu as falas, dando boas vindas a todos e desejando que a conferência transcorresse da melhor forma possível para que a comunidade pudesse obter o resultado esperado.
Os mediadores dos três eixos discutidos foram, Pawlo Cidade, Anderson Guimarães e Ana Marta diretora de  cultura de Itapé.
Por volta das 17:00, foi lido o documento final, resultado das propostas da comunidade, que vai ser apresentado à SECULT na Conferência Estadual de Cultura.
A data da conferência municipal de cultura de Itabuna, está sendo discutida entre a SECULT, a FICC e a ACATE. O certo é que ela, a contrário do que foi dito, vai acontecer.

Matéria e Fotos: 
Ari Rodrigues

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vt IPTU da prefeitura de Itabuna, indicado para prêmio Bahia Recall 2011


O Bahia Recall, maior prêmio da publicidade baiana, na sua 17ª edição, vai premiar os melhores comerciais veiculados na capital e no interior em 2011.
Nesta edição, quatro comerciais regionais estão na disputa pela TV Santa Cruz.
O Vt da campanha IPTU 2011 da prefeitura de Itabuna está entre os indicados a melhor vt do ano.
A realização foi da ATIVA Propaganda, sob a coordenação de Sílvia Cavalcanti. A direção foi de Ari Rodrigues, o cast foi montado pela produtora Eva Lima e a cinegrafia e edição ficou por conta do experiente Roberto Santos.
Agora é só aguardar setembro chegar e já comemorando a indicação, quem sabe abri o champagne da vitória.
(Veja o vídeo)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ACATE faz doação de alimentos ao Albergue Bezerra de Menezes



Na tarde desta terça-feira (16 de agosto) representando a diretoria e todos os associados da ACATE, Jaffet Ornellas, Eva Lima e Ari Rodrigues, fizeram uma pequena doação de alimentos ao Albergue Bezerra de Menezes.
Os donativos foram arrecadados entre os vinte sócios durante o evento Sopa Cultural que acontece todas as segundas-feiras no Experimenta Bar.
Na próxima segunda será definida a próxima instituição a receber as doações dos artistas.
O administrador do Albergue, César Brandão ficou satisfeito com a iniciativa, e já garantiu presença na próxima Sopa Cultural. Quem também já garantiu presença foram os blogueiros Fábio Luciano do blog Notícias da Cidade, e Manno Santto, do Artistas de Itabuna.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campanha em homenagem a Jorge Amado


Escritório de Advocacia, fecha convênio com a ACATE

Ontem foi dia de Sopa Cultural, promovida pela ACATE e pelo Exprimenta Bar.
Ós advogados Dr. Zacarias e Dr. Eduardo, estiveram presentes a convite da direção da Associação para conhecer um pouco do trabalho do grupo. Na oportunidade o Dr. Zacarias, anunciou um convênio entre a associação e o escritório de advocacia que eles representam.
O diretor do departamento jurídico da Associação, o advogado e escritor Adylson Machado, deu as boas vindas aos colegas e fez um breve discurso falando das propostas da ACATE, de Jorge Amado, da importância da cultura para as civilizações, dos projetos da associação e das parcerias que serão formadas de agora em diante.
Dois novos visitantes oficializaram o pedido de ingresso na associação. Adeildo Marques e Clovisnaldo Argolo, ambos integrantes do Clube dos Poetas do Sul da Bahia.
Os empresários Marino Moura, Valdir Catarino e Atonio Barbosa, como fazem desde a primeira edição da Sopa Cultural, apareceram para dar um abraço na turma da cultura e se colocarem a disposição como apoiadores culturais.
No final, a razão do encontro, foi servida muito quente e muito saborosa, pelo anfitrião, Aroldo Amorim.
(vejam mais fotos)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hoje tem Sopa Cultural da ACATE

Família Amado lamenta abandono da casa do escritor

“Infelizmente, a cultura do nosso país não é valorizada”, desabafou o neto de Jorge Amado, João Amado Filho. O comentário foi sobre a reportagem da manchete do CORREIO de ontem, que revelou o que resta da primeira casa onde o escritor viveu, no distrito de Ferradas, em Itabuna, Sul do estado.

No local, há apenas ruínas e uma placa colocada em 1982, anunciando a construção de um museu, cujas obras nunca começaram. O próprio João tem um projeto desde 2003, de transformar em museu a última morada do avô, no bairro do Rio Vermelho.
“A dificuldade é que nunca conseguimos nenhuma parceria pública que fosse vantajosa, então estamos desenvolvendo um projeto autossustentável”, explicou, comparando o projeto com o de Ferradas. “Se não estamos conseguindo aqui, que temos a casa com todos os objetos dele, imagine lá, onde só tem as ruínas”.

Gideon Rosa

domingo, 14 de agosto de 2011

Movimento cultural mereceu destaque em blog de Itabuna

O Blog O TROMBONE, destacou na coluna "De Rodapés e de Achado" as ações do Projeto "Irmão Jorge, 100 anos Amado"

e o Projeto 1 Pra 100 da ACATE e ACODECC, dentro da progamação do centenário de Jorge Amado.

Veja a matéria:

Genial

cartaz 1 pra 100Não pode ser considerada de outra forma a idéia “1 pra 100”, desenvolvida pela turma de Ferradas – que inclui os que enxergam naquela terra não só primórdios da ocupação grapiúna mas a redenção turística para Itabuna, assim que houver alguém efetivamente comprometido em tornar esse rincão o centro e a sede da obra amadiana.
Em vez do bordão “99 anos” de Jorge Amado, o excelente “1 pra 100”.

Quem quer faz

peçaA programação da turma (foto) não só lembrou o filho ilustre. Trouxe depoimentos do próprio Jorge, afirmando haver nascido em fazenda de cacau em Ferradas, sem esquecer Mutuns e Pirangi, palco das lutas das “terras-do-sem-fim”.
Poesia, música, leitura de textos e uma “Gabriela” (Larissa Profeta, atriz premiada no último Multiarte) atentamente observada por Tonico Bastos/Nassib (Marquinhos Nô) enquanto buscava retirar uma pipa de um telhado.
Sob o olhar atento de Maria “Babinha” Machadão.

Lembrando

jaO DIÁRIO BAHIA tem veiculado em sua edição on line, vídeos da terra ferradense, onde se destaca o Projeto da ACODECC “Irmão JORGE, 100 anos AMADO”, lançado há um ano. Nestes dias em que Itabuna lembra de Jorge Amado, o filho ilustre nascido em terras do cacau de Ferradas a iniciativa do DIÁRIO BAHIA deve ser enaltecida.
E, mais que isso, imitada.

Gravação do Clipe Forró KBÇA, no Recanto do Soró

sábado, 13 de agosto de 2011

Eva Lima fala sobre os projetos da ACATE em entrevista na TVI

O programa Itabuna Já da TVI, homenageou os artistas no dia Nacional das Artes, entrevistando a atriz, produtora e diretora de comunicação da ACATE, Eva Lima.
Jean Macedo e Ciro Sales, se revesaram nas perguntas sobre cultura regional.
Eva falou sobre as ações da ACATE e sobre os projetos que serão desenvolvido no Café Teatro, enquanto o Teatro Zélia Lessa não volta para as mãos dos artistas.
Os apresentadores finalizaram parabenizando todos os artistas de Itabuna e região, e também pela criação da ACATE. Eva em retribuição, agradeceu a TVI e Rádio Nacional e especialmente a Ciro Sales, pela cobertura do caso do Teatro Zélia Lessa. 

A ACATE comemora os aniversários de Larissa Profeta e Robson Brito

Como é de costume, os associados da ACATE comemoram os aniversários dos seus componentes, de preferência de dois em dois para economizar as palmas das mãos.
Brincadeiras a parte, a coincidência dos aniversários de Larissa e Robson calharem de acontece no mesnmo dia, foi bom paraintegrar mais a ACATE e a ACODECC. Nossos co-irmãos de Ferradas nos brindaram com bolos, rerigerantes, vinho e os pastéis mais gostosos do sul da Bahia, que é o que a mãe do Robson faz.
Nós prometemos que nos próximos aniversários, convidaremos você, mas tem um detalhe, você tem que se associar antes.

(Vejas outras fotos na página FOTOS na barra acima)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ferradas comemora os 99 anos de Jorge Amado com muita arte!‏

Olá amigos, parceiros e colegas.
A ACODECC, a ACARI e a ACATE, convidam todos para o evento "1 pra 100" que faz parte do Projeto "Irmão Jorge 100 anos Amado" que acontece na Praça principal de Ferradas, exatamente na frente da Casa onde Jorge Amado Nasceu e viveu parte da sua infância.
Várias atividades estão previstas para acontecer a partir das 19:00 de amanhã, dia 10 de Agosto, data em que Jorge, se estivesse vivo, completaria 99 anos.
Vários artistas estão mobilizados para celebrar esta data que homenageia o ferradense mais ilustre.
Esperamos contar com sua presença e com a sua divulgação.
Abraços culturais!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Manifesto dos Trabalhadores da Cultura



Trabalhadores da Cultura, é hora de perder a paciência!

O Movimento de Trabalhadores da Cultura, aprofundando e reafirmando as posições defendidas desde 1999, em diversos movimentos como o Arte Contra Bárbarie, torna pública sua indignação e recusa ao tratamento que vem sendo dado à cultura deste país. A arte é um elemento insubstituível para um país por registrar, difundir e refletir o imaginário de seu povo. Cultura é prioridade de Estado, por fundamentar o exercício crítico do ser-humano na construção de uma sociedade mais justa.
A produção artística vive uma situação de estrangulamento que é resultado da mercantilização imposta à cultura e à sociedade brasileiras. O Estado prioriza o capital e os governos municipais, estaduais e federal teimam em privatizar a cultura, a saúde e a educação. É esse discurso que confunde política para a agricultura com dinheiro para o agronegócio; educação pública com transferência de recursos públicos para faculdades privadas; incentivo à cultura com Imposto de Renda doado para o marketing, servindo a propaganda de grandes corporações. Por meio da renúncia fiscal – em leis como a Lei Rouanet – os governos transferiram a administração de dinheiro público destinado à produção cultural, para as mãos das empresas. Dinheiro público, utilizado com critérios de interesses privados. Política que não amplia o acesso aos bens culturais e principalmente não garante a produção continuada de projetos culturais.
Em 2011 a cultura sofreu mais um ataque: um corte de 2/3 de sua verba anual. De 0,2% ou 2,2 bilhões de reais, foi para 0,06% ou 800 milhões de reais do orçamento geral da União em um momento de prosperidade da economia brasileira. Esta regressão implicou na suspensão de todos os editais federais de incentivo à Cultura no país, num processo claro de destruição das poucas conquistas da categoria. Enquanto isso, a renúncia fiscal da Lei Rouanet não sofreu qualquer alteração apesar das inúmeras críticas de toda a sociedade.
Trabalhadores da Cultura é HORA DE PERDER A PACIÊNCIA: Exigimos dinheiro público para arte pública!
Arte pública é aquela financiada por dinheiro público, oferecida gratuitamente, acessível a amplas camadas da população – arte feita para o povo. Arte pública é aquela que oferece condições para que qualquer trabalhador possa escolhê-la como seu ofício e, escolhendo-a, possa viver dela – arte feita pelo povo. Por uma arte pública, tanto nós, trabalhadores da cultura, como toda a população em seu direito ao acesso irrestrito aos bens culturais, exigimos programas – e não programa único – estabelecidos em leis com orçamentos próprios. Exigimos programas que estruturem uma política cultural contínua e independente – como é o caso do Prêmio Teatro Brasileiro, um modelo de lei proposto pela categoria após mais de 10 anos de discussões. Por uma arte pública exigimos Fundos de Cultura, também estabelecidos em lei, com regras e orçamentos próprios a serem obedecidos pelos governos e executados por meio de editais públicos, reelaborados constantemente com a participação da sociedade civil organizada e não dentro dos gabinetes. Por uma arte pública, exigimos a imediata aprovação da PEC 236, que prevê a cultura como direito social, e também imediata aprovação da PEC 150, que garante que o mínimo de 2% ( hoje, 40 bilhões de reais) do orçamento geral da União seja destinado à Cultura, para que assim tenhamos verbas que possibilitem o início de um tratamento devido à cultura brasileira.
Por uma arte pública, exigimos a imediata publicação dos editais de incentivo cultural que foram suspensos, e o descontingenciamento imediato da já pequena verba destinada à Cultura. Por uma arte pública, exigimos o fim da política de privatizações e sucateamentos dos equipamentos culturais, o fim das leis de incentivo fiscal, o fim da burocratização dos espaços públicos e das contínuas repressões e proibições que os trabalhadores da cultura têm diariamente sofrido em sua luta pela sobrevivência. Por uma arte pública queremos ter representatividade dentro das comissões dos editais, ter representatividade nas decisões e deliberações sobre a cultura, que estão nas mãos de produtores e dos interesses do mercado.
Por uma arte pública, hoje nos dirigimos a Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, ao Senhor Ministro da Fazenda e às Senhoras Ministras do Planejamento e Casa Civil, já que o Ministério da Cultura, devido seu baixo orçamento encontra-se moribundo e impotente. Exigimos a criação de uma política pública e não mercantil de cultura, uma política de investimento direto do Estado, que não pode se restringir às ações e oscilações dos governos de plantão. O Movimento de Trabalhadores da Cultura chama toda a população a se unir a nós nesta luta.

a 1ª Sopa Cultural foi um sucesso!


A ACATE e o Experimenta Bar, promoveram na noite de ontem o projeto experimental "Sopa Cultural".
Pelo jeito vai deixar de ser experimental logo,logo.
A reunião ordinária da Associação Cultural Amigos do Teatro, aconteceu normalmente, como acontece todas as segundas-feiras. Novos convidados e futuros associados estiveram presentes para conhecer mais um pouco da instituição criada no dia 27 de março de 2010, com a finalidade de promover e fomentar a cultura da cidade de Itabuna e de toda a região cacaueira.
O poeta Antonio Oliveira, o cineasta Vitor Aziz e a técnica de iluminação Marluce Lima, foram os convidados da noite, e pelo jeito não demoram muito a se decidirem a se juntar aos outros sócios,pois já confirmaram presença nos próximos eventos da ACATE. Na próxima segunda acontece mais uma edição da Sopa Cultural, na quarta um evento promovido pela ACATE e ACCODEC (será divulgado na íntegra amanhã),  e na quinta,o Palco Livre no Saráu do Bagetão,promovido pelo diretor financeiro da ACATE,o músico e ator Jaffet Ornellas.
A diretora de Comunicação Eva Lima está em viagem para resolver assuntos junto ao SATED-BA,para capacitação de profissionais de Itabuna e região. Logo teremos novidades.
Agradecemos aos nossos patrocinadores que estiveam presentes, a SERTEC Contabilidade , na pessoa de Antonio Barbosa e a ITAFRIO REFRIGERAÇÃO na pessoa de Marino Moura, além do assessor do vice prefeito de Itabuna, Valdir Catarino. Não equecendo de agradecer ao Experimenta Bar, na pessoa de seu proprietário Aroldo Amorim e toda a sua equipe que nos serviu uma deliciosa sopa de legumes com frango.
Até o próximo informativo.
(veja as fotos)