quinta-feira, 24 de maio de 2012

OGalpão Cultural Casa de Jorge Amado será destaque no Globo Reporter

Como parte da programação do centenário do escritor Jorge Amado, a Rede Globo de Televisão vai exibir no dia 15 de junho, uma edição do Globo Repórter especial sobre a vida e a obra do autor nascido em Itabuna. O ponto de partida para as gravações foi o local onde o Jorge nasceu, a Vila de Ferradas. O prefeito Capitão Azevedo acompanhou o trabalho da equipe no Galpão Cultural Casa de Jorge Amado. 

Ao repórter José Raimundo, o prefeito falou da importância de resgatar a história do escritor, com a transformação da casa onde ele nasceu num espaço de promoção da cultura.
A escolha das entrevistas para o programa foi feita pela produção do Globo Repórter com o apoio de Ari Rodrigues, presidente da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e coordenador do projeto do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.
Além do escritor e historiador Adylson Machado, foram entrevistados o primo em segundo grau do escritor, Jorge Sodré, e o próprio Ari Rodrigues que falou sobre o projeto do Galpão Cultural. Os diretores da Ação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas (ACODECC), Alan Costa e Robson Brito, conduziram a equipe para as gravações no local onde um dia foi a Fazenda Auricídia, na qual o escritor baiano nasceu.

DCS – PMI Texto: Viviane Cabral
Fotos: Ricky Mascarenhas 24/05/2012

sábado, 12 de maio de 2012

Itabuna presente na X Feira do Livro de Itacaré




Dentro da programação das comemorações do Centenário de Jorge Amado, a cidade de Itacaré sediou na última sexta-feira (11 de maio), a X Feira do Livro, que teve como tema: O Brasil tem um grande autor, ele se chama: Jorge Amado.
A Escola João Amâncio de Sá, é a pioneira da Feira do Livro na cidade. Dessa vez ela contou com um apoio de peso. Depois de vários anos em Itabuna, mudou-se recentemente para Itacaré, a produtora artística Natália Gomes, que foi uma das responsáveis pela produção do evento.
A Academia Grapiúna de Letras-AGRAL e a Associação Cultural Amigos do Teatro –ACATE, foram oficialmente convidadas pela direção da escola, para participarem da festa literária.
O presidente da ACATE, acadêmico, e diretor adjunto de eventos da AGRAL  Ari Rodrigues, e a diretora de comunicação da ACATE, acadêmica e diretora adjunta de eventos Eva Lima, representaram as instituições, e também o município de Itabuna.
Eva Lima, fez uma leitura do romance “O Menino Grapuína” e em nome do presidente da AGRAL, Ivan Montenegro, parabenizou a escola pela realização da X Feira do Livro, onde o fomento à leitura é o principal foco.
Ari Rodrigues, foi convidado para falar do projeto do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado(de sua autoria), e na oportunidade, convidou em nome do prefeito municipal José Nilton Azevedo Leal, a direção da escola João Amâncio de Sá, a ser a primeira escola de outro município a levar alunos para conhecerem as instalações do Galpão Cultural. O convite foi prontamente aceito pela direção da escola, e a iniciativa foi bastante aplaudida pelos familiares dos alunos que estavam presentes.


(VEJA AS FOTOS)

 ASCOM-AGRAL 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Itabuna se despede do Dr. Alberto Lessa

Familiares e amigos, se despediram  do médico Alberto dos Reis Lessa.
Ao som do coral Cantores de Orfeu, acompanhado por Mariângela Montalvão, o cortejo fúnebre seguiu para o Campo Santo às 16:30 da tarde desta segunda-feira (7 de Maio).
Muito emocionada, mais sempre firme, a sua esposa a maestrina Zélia Lessa foi logo a frente amparada por parentes e amigos. (Leia mais)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A ACATE recebe terreno para a construção do segundo Galpão Cultural

Ari Rodrigues e Eva Lima, autores do Projeto dos Galpões Culturais


Depois da conclusão das obras do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado em Ferradas, a ACATE já parte para o seu segundo Galpão.
Um empresário da cidade (que não quer se identificar) fez uma doação de um terreno de 120m, onde será construído o segundo galpão da ACATE.
As parcerias já estão sendo firmadas com várias empresas e instituições no sentido de arrecadar matérias de construção como doação.
Na próxima semana, a fundação já começa a ser feita, graças ao apoio de vários amigos e parceiros.
“O Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, já está pronto, cabe agora o prefeito inaugurar e entregar a comunidade de Ferradas. Por isso, nós nos antecipamos para construir o segundo galpão, pois as crianças e os jovens continuam morrendo, sem que políticas públicas sejam efetivadas para combater essa degradação social” relata Ari Rodrigues, autor do projeto que visa tirar as crianças das ruas, dando atividades culturais, formação e integração social.
Mais uma vez,a ACODECC está junto com a ACATE na execução dessa obra.

ASCOM-ACATE

Dia 4 de Maio estréia do Projeto Viola Mágica com Adilson Nascimento