quarta-feira, 28 de março de 2012

Artistas são homenageados pela AGRAL no dia do Teatro


 Ari Rodrigues, Zélia Possidônio, Eva Lima e Jailton Aves, os artistas acadêmicos da AGRAL

Aconteceu ontem, dia 27 de março Dia Mundial do Teatro, a implantação e posse da Academia Grapiúna de Letras , a primeira do gênero a ser criada em Itabuna.
A cerimônia aconteceu na Loja Maçônica 28 de Julho.
A AGRAL reúne um grupo de personalidades não somente da literatura, mas também das letras em geral, artes e ciências e objetiva o cultivo da língua e da literatura brasileira, a preservação da memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e da região, além de amparar e estimular todas as manifestações afins.
O escritor itabunense Jorge Amado é o patrono da Academia Grapiúna de Letras, que conta com os acadêmicos Ivann Montenegro como presidente, Vercil Rodrigues, vice-presidente, Washington Cerqueira e José Carlos Oliveira, secretários, Antonio Costa e Jorge Carrilho tesoureiros e Ramiro Aquino, diretor de Eventos.
O presidente Ivan Montenegro abriu as falas, saudando a mesa e os presentes, e falou da importância de ter Jorge Amado como patrono, e da implantação da academia no ano do Centenário do mais ilustre dos escritores baianos. O vice-prefeito Antonio Vieira representou o município, e trouxe a sua saudação aos presentes. O presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Arléo Barbosa usou da palavra para parabenizar os fundadores da AGRAL e os novos acadêmicos.
Vercil Rodrigues foi escolhido o orador oficial da turma. O acadêmico fez uma explanação sobre Jorge Amado, sua vida e sua obra.
No pronunciamento do acadêmico Ramiro Aquino, ele falou da importância daquele momento para a cultura de Itabuna, e em especial, falou sobre o dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, fazendo uma referência aos acadêmicos ligados diretamente ao teatro. O produtor cultural Ari Rodrigues, a atriz e produtora Eva Lima, o ator Jailton Alves e a atriz Zélia Possidônio. Ramiro disse ainda, que a hora é de unirmos esforços para programarmos as comemorações do Centenário de Jorge Amado.
A Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE, parabeniza a AGRAL pela sua instalação e posse dos acadêmicos, e parabeniza também seu presidente Ari Rodrigues e a diretora de comunicação Eva Lima, por assumirem duas cadeiras nesta instituição que vai entrar para os anais da cultura literária de Itabuna e da região.
ASCOM-ACATE

segunda-feira, 26 de março de 2012

sábado, 24 de março de 2012

A ACATE parabeniza o PC do B de Itabuna, pelos 90 anos de luta no Brasil

Ari Rodrigues, presidente da ACATE ao lado de Wenceslau Júnior, pré-candidato a prefeito de Itabuna
Eva Lima diretora de comunicação da ACATE ao lado de Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás
Discurso do ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro
Pré-candidatos a vereadores pelo PC do B
Representantes de partidos convidados para a cerimônia
Centenas de militantes e amigos prestigiaram o evento
Os camaradas e repreentantes de partidos posam para foto oficial do evento

sexta-feira, 23 de março de 2012

Posse e instalação da Academia Grapiúna de Letras


Será instalada oficialmente na próxima terça-feira, 27, a Academia Grapiúna de Letras, a primeira do gênero a ser criada em Itabuna, e que tem na presidência o acadêmico Ivann Krebs Montenegro (foto). A solenidade de posse vai acontecer às 19 horas no salão de festas da Loja Maçônica 28 de Julho. 
A AGRAL reúne um grupo de personalidades não somente da literatura, mas também das letras em geral, artes e ciências e objetiva o cultivo da língua e da literatura brasileira, a preservação da memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e da região, além de amparar e estimular todas as manifestações afins.
Tendo como patrono o escritor itabunense Jorge Amado a Academia Grapiúna de Letras, além do presidente Ivann Montenegro, conta em sua diretoria com os acadêmicos fundadores Vercil Rodrigues (Vice-presidente), Washington Cerqueira e José Carlos Oliveira (Secretários), Antonio Costa e Jorge Carrilho (Tesoureiros) e Ramiro Aquino (Diretor de
Eventos). Por ocasião da posse serão ocupadas ainda as diretorias de relações públicas, arquivo, biblioteca e revista.
         Eventos - Segundo informa o presidente Ivann Montenegro a AGRAL pretende participar dos grandes eventos culturais do município, sendo o principal deles este ano o do centenário de Jorge Amado, em agosto, juntando-se às manifestações que estão sendo preparadas pela Prefeitura e por entidades culturais.
            Na cerimônia de instalação e posse o acadêmico Vercil Rodrigues, cujo patrono é o mesmo da Academia, Jorge Amado, ficará responsável pela palestra em torno de vida e obra do escritor baiano, cabendo ao jornalista Ramiro Aquino saudar os acadêmicos. Haverá ainda manifestações culturais.

 Fonte: ASCOM-AGRAL

quinta-feira, 22 de março de 2012

A ACATE, a ACODECC e o deputado Augusto Castro cobram a conclusão do Teatro Municipal de Itabuna

Ari Rodrigues, presidente da ACATE e o deputado Augusto Castro

Na manhã desta quinta-feira (22) histórica para a cidade de Itabuna, nós encontramos com o deputado Augusto Castro, primeiro parabenizá-lo pelo empenho em trazer a sessões plenárias da AL para Itabuna. Em segundo lugar, cobramos do deputado um posicionamento em relação ao término das obras do Teatro e do Centro de Convenções de Itabuna. O deputado nos garantiu que o que foi acordado em encontro há duas semanas atrás quando na oportunidade conhecemos o Sr. Marcos Presídio, que preside a comissão organizadora do evento ( relembre aqui), quando  tivemos o seu compromisso de que ele seria a voz que cobraria do governo do estado a conclusão da obra,estava mais que firmado . Na conversa, estava a diretoria da ACATE e a diretoria da ACODECC. As associações se comprometeram em estar presentes ao histórico evento, para reforçar o desejo, não só das associações culturais, mas também, de boa parte da comunidade que não se conforma em ver mais de 8.000.000,00 do dinheiro público enterrado num “Elefante Branco” que só envergonha nossa cidade.
ASCOM- ACATE-Itabuna

quarta-feira, 14 de março de 2012

Itabuna- Encontro promovido pela ABSUL reune mais de 150 pessoas na FTC

O presidente da ABSUL, Ederivaldo Benedito, saúda a mesa e aos presentes

A Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC, a Ordem dos Advogados do Brasil secção-Itabuna e a Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia-ABSUL, realizaram na noite de ontem um concorrido debate com o tema:  Os limites da informação na internet.

O mediador do debate foi o advogado Iruman Conteiras. Participaram como palestrantes e debatedores, Alessandro Dantas (blogueiro, webmaster e especialista em Marketing Digital), Alex Miranda (blogueiro e bacharel em Direito, especialista em Direito Penal) e Valéria Ettinger (bacharela em Direito e professora de Direito Constitucional).

Estudantes do curso de direito da FTC, advogados, dezenas de blogueiros, pastores evangélicos, representantes das associações ACATE e ACODECC, Sindicatos e dezenas de pessoas da comunidade vieram conhecer o trabalho desenvolvido pela ABSUL.

Representando o prefeito municipal, estava a secretária de Ação Social, Marina Silva. Também estavam o vereador e também blogueiro Wenceslau Júnior, o presidente e a vice-presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento e Jurema Cyntra, o ex-prefeitode Gandú (e também blogueiro) “Zebrão, o diretor do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e da secção sul da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Maurício Maron, o professor Geraldo Ribeiro “Caçolinha”, o diretor da FTC Cristiano Lôbo, o presidente do Clube dos Pensadores de Itabuna, o jornalista Paulo Lima, dentre outros.

O evento teve a cobertura em vídeos do Canal Oxente, e a cobertura fotográfica ficou por conta de Fabinho Nazoera, Rick Mascarenhas e Ari Rodrigues.

Cerca de 30, dos 80 associados da ABSUL participaram do debate.

O próximo evento confirmado da associação, será um encontro promovido pela Associação dos Blogueiros do Vale do Rio de Contas ABVARC, que acontecerá no dia 31 de março na cidade de Ipiaú. Uma delegação com cerca de 15 pessoas representarão a associação. Na oportunidade, será discutida a participação da ABSUL no encontro nacional dos blogueiros que acontecerá no Hotel Fiesta em Salvador no mês de Abril.

Matéria – ASCOM-ABSUL

Fotos: Ari Rodrigues e Fabinho Nazoera

 (Veja as fotos)