quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projeto COMBO chega a Itabuna


 O projeto Combo parte de um interesse artístico e afetivo: colocar em relação seis trabalhos coreográficos de quatro criadores brasileiros: Um Corpo que Causa (Jorge Alencar), Kodak e Agora se mostra o que não está aqui (Neto Machado), Single (Leo França), Edital (Fábio Osório Monteiro) e Souvenir (feito em colaboração pelos quatro artistas envolvidos e a produtora e co-criadora Ellen Mello).
Mais do que reunir, este projeto procura compartilhar o entrelaçamento das criações marcadas pela participação desses artistas em diferentes funções e intensidades em cada trabalho. Trazer a público as aproximações e especificidades destas obras deflagra modos de pensar na relação colaboração/autonomia/amizade.
Combo levará a cada cidade visitada quatro criações diferentes.

COMBO PARA O INTERIOR DA BAHIA

COMBO apresentará 04 obras coreográficas, concebidas por 04 criadores, por 04 cidades do interior da Bahia - Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Cachoeira e Itabuna.
Com formatos diversos, mas artisticamente articulados entre si, os trabalhos que compõem esse COMBO são três solos coreográficos (Edital, Single e Agora se mostra o que não está aqui) e uma peça de grupo (Souvenir) que firmam a parceria entre os artistas Jorge Alencar, Leo França, Fábio Osório Monteiro e Neto Machado. Todos os espetáculos são inéditos nas praças visitadas.
Em Salvador, cidade onde residem atualmente os artistas, os espetáculos já foram apresentados separadamente, mas nunca com essa configuração coletiva.
Em Itabuna, o evento tem a realização da Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE
SERVIÇO
O Que?  Projeto Combo
Onde? Centro de Cultura Adonias Filho
Quando? Dia 1 de Março:
 Espetáculo “EDITAL” às 19h
 Espetáculo “AGORA SE MOSTRA O QUE NÃO ESTÁ AQUI ” às 20h
                 Dia 2 de Março:
Espetáculo “Souvenir” saída às 16:30 do Centro de Cultura para o Local da apresentação
Espetáculo “SINGLE” às 20h
Quanto? Edital e Souvenir: Entrada de graça
Agora se mostra o que não está aqui e Single: 10,00 Inteira e 5,00 meia

Informações: (73) 8873-5458 Ari Rodrigues

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A ACATE e a ACODECC participarão da comissão do Centenário de Jorge Amado



Durante uma concorrida cerimônia no gabinete do prefeito Capitão Azevedo, foi apresentada na noite de ontem (terça-feira, 14) a maquete do monumento em homenagem ao mais ilustre escritor ferradense.
O prefeito Capitão Azevedo destacou algumas dificuldades enfrentadas durante o seu governo, que agora estão sendo compensadas com a participação dos artistas e da sociedade para a comemoração do centenário de Jorge Amado e o incentivo a cultura de Ferradas, berço do escritor. “Nós precisamos juntar as ideias entre a Ficc, Acate, ACODECC e a sociedade civil para fortalecer a cultura na nossa cidade e divulgá-la para o mundo”, declarou o prefeito.
O presidente da ACATE, o produtor Ari Rodrigues, idealizador do projeto, parabenizou a FICC pela apresentação do projeto que a longo prazo, viabilizará o turismo em Ferradas e em Itabuna como um todo. Na sua fala, Ari agradeceu a todos, e especialmente ao prefeito Azevedo por abraçar a ideia e viabilizar a reconstrução da casa da família Amado, e construir o primeiro equipamento cultural municipal, com recursos próprios, contemplando assim, a comunidade de Ferradas e adjacências.
Nos próximos dias, uma comissão formada pela Associação de Cultura Amigos do Teatro (Acate), Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc) - responsáveis pela apresentação do projeto ao prefeito, e demais promotores da cultura na cidade estarão se reunindo para definir todos os detalhes sobre as comemorações dos 100 anos de Jorge Amado. Atrelado a isso, o Poder Público Municipal estará se organizando para a inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.
A casa onde o escritor  morou parte da infância, está em fase de conclusão e será composto de biblioteca, cinema, museu e teatro. De acordo com o projeto que será desenvolvido em parceria com a ACODECC, estão sendo mantidas as mesmas características da original, inclusive a fachada. Só que nos cômodos, ao invés de móveis domésticos, haverá livros inclusive de autores regionais (biblioteca), cadeiras e palco móvel, ambiente climatizado no teatro multifuncional, onde  acontecerá oficinas, palestras, cursos, exibição de filmes, enfim, atividades culturais onde o ferradense poderá ver, e mostrar sua cultura.
O diretor da Acodecc, Alan Costa e a diretora de comunicação da Acate, a atriz e produtora Eva Lima, veem com muito entusiasmo o projeto de revitalização da figura de Jorge Amado, uma iniciativa aguardada há muito tempo pelos moradores de Ferradas e artistas da região. “Estamos satisfeitos com a oportunidade de revitalizar a história do escritor e ansiosos pela inauguração da Casa de Jorge”.
Monumento
A estátua de Jorge Amado já está em fase de confecção e será erguida na entrada do bairro Ferradas, em uma altura de cinco a seis metros, composto por resina e fibra de vidro, sob a base de concreto armado e granito. Na parte superior da obra constará uma placa, identificando o local onde o escritor baiano nasceu. De acordo com Renart, a iniciativa “é uma forma de exaltar Jorge Amado no aspecto artístico, através do caráter informativo visual, tornando Ferradas um portal de referência para o mundo”, explicou.
O escultor Durval Nascimento, que trabalha em parceria com Renart, garante que dentro de algumas semanas, o monumento já estará posicionado, só esperando o grande dia da inauguração.
Foto: Vinícius Borges
Informações: ACATE-Itabuna

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CONVITE AOS ARTISTAS DE ITABUNA E REGIÃO

O PROGRAMA
O Programa de Educação Previdenciária (PEP) é desenvolvido pelo INSS com a finalidade de ampliar a cobertura previdenciária por meio da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros nos regimes de previdência.
Além de desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, o Programa vai ao encontro da sociedade e a prepara para usufruir, com tranqüilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública, enquanto sistema de proteção social, pode oferecer.

ESTRUTURA
Todos os membros do PEP são servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sua estrutura é constituída por coordenações e comitês localizados em todas as unidades do Instituto.
Coordenação de Educação Previdenciária - vinculada à Diretoria de Atendimento, é responsável pelo gerenciamento, orientação, acompanhamento, controle e avaliação das ações do Programa de Educação Previdenciária.
Representações Regionais de Educação Previdenciária - vinculadas às Superintendências Regionais do INSS, são responsáveis pela coordenação e supervisão das ações de educação previdenciária realizadas pelos Núcleos de Educação Previdenciária, no âmbito de sua circunscrição.
Núcleos de Educação Previdenciária - distribuídos em cada uma das cem Gerências-Executivas do INSS e nas mais de mil Agências da Previdência Social, esses Núcleos são responsáveis pela execução das ações de educação previdenciária.

AÇÕES
Por meio das ações desenvolvidas pelo PEP, o INSS diversifica as suas formas de relacionamento com a sociedade. Entre as atividades promovidas pelo Programa destacam-se:
Ações de Orientação e Informação – caracterizam-se pelo atendimento individual ao cidadão, durante a ação educativa sobre Previdência Social realizada em praça pública, em feiras de exposição, nas ações e/ou mutirões de cidadania, no campo ou em conjunto com o atendimento das Unidades Móveis (PREVBarco e PREVMóvel).
Palestras – são realizadas em parceria com entidades da sociedade civil organizada, nas quais são abordados temas sobre a Previdência Social.
Programas de Mídia – o rádio e a TV também são ferramentas de disseminação das informações previdenciárias.
Curso para Disseminadores Externos – ocorrem em parceria com associações, sindicatos, escolas, universidades, órgãos da administração federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, bem como outras entidades da sociedade civil organizada. Esses cursos têm como objetivo ampliar a capilaridade do Programa e, consequentemente, a rede disseminadora das informações previdenciárias.
Educação a distância – por intermédio de parcerias firmadas com entidades vinculadas ao Programa de Inclusão Digital e com os recursos da Educação a Distância (EaD), os usuários dos telecentros têm acesso à informações previdenciárias.
Incentivo à formalização junto à Previdência Social – ações de incentivo à inscrição no sistema previdenciário, acompanhadas das atividades de esclarecimento sobre canais e critérios de acesso aos benefícios, desenvolvidas com o objetivo de agilizar a prestação dos serviços e proporcionar maior comodidade aos usuários.
Parcerias e Cooperação institucional – para ampliar sua capilaridade e abrangência, o PEP celebra parcerias com sindicatos, associações, entidades assistenciais e comunitárias, clubes de serviço, associações de bairro, entidades de classe, empresas, igrejas, estados e municípios - particularmente por meio de seus organismos de ação social, organizações não governamentais, agentes públicos e comunitários para que, em conjunto, possam levar a educação previdenciária ao maior número possível de trabalhadores.

COMPROMISSO
As ações do PEP vão muito além do ato de informar. Ao estabelecer a interlocução entre a Instituição e a sociedade, o Programa inclui os temas previdenciários nos diálogos sociais, auxiliando os indivíduos a compreenderem e a exercerem seus direitos.
Ao final, o que se pretende é ampliar o nível de cobertura previdenciária, objetivo de longo prazo. Porém, ao incentivar a inclusão no sistema, o PEP também contribui para a redução da informalidade e para a ampliação do controle social.
Promover a inclusão das trabalhadoras e dos trabalhadores no Sistema Previdenciário, divulgar políticas públicas e valorizar a cidadania é o compromisso do PEP.

SERVIÇO

O que?  Palestra direcionada aos artistas sobre Previdência Social
Quando? Dia 7 de fevereiro de 2010 às 14h
Local?  Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna

Promoção: Núcleo de Educação Previdenciária da Gerência Executiva de Itabuna-Ba

Apoio Cultural: Associação Cultural Amigos do Teatro - ACATE-Itabuna